sábado, 4 de julho de 2009

Placas de sinalização erradas em Porto Velho

As aparências enganan. Vendo a placa ao lado pergunto a vocês o que significa? quem respondeu parada de ônibus errou. É isto mesmo. Esta placa está distribuida por toda a cidade de Porto Velho representando que ali existe uma parada de ônibus, mas na verdade seu significado é terminal rodoviário, coisas bem distintas. Enviei perguntando ao DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) se uma placa poderia substituir a outra e a quem deveria informar sobre o erro. A resposta foi a seguinte:

Prezado(a) Senhor(a),
Informamos o recebimento de sua mensagem eletrônica, a qual nos solicita informações técnicas sobre a concordância da sinalização enviada, pelo que passamos a informar.
De acordo com a Resolução n°160/04 do CONTRAN, os pictogramas referentes à Terminal Rodoviário e à Ponto de Parada de Ônibus são distintos.
A responsabilidade sobre a sinalização de trânsito é do Órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via. Na cidade de Porto Velho, a responsabilidade é da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito -SEMTRAN- localizado na Av. Amazonas n°1576 - bairro Santa Barbara.

Atenciosamente, Central de Atendimento ao Cidadão - DENATRAN
Entrei em contato com os responsáveis então pela sinalização municipal SEMTRAN, sobre o erro. O Departamento de Engenharia me informou que de acordo com o Código de Trânsito de 1997 a placa antiga estava correta, e que a prefeitura ainda não tem recursos para atualizar a nova placa nas ruas.
A placa correta é esta ao lado com o ônibus aparecendo por inteiro, o significado é parada de ônibus ou S-14, placa de serviços auxiliares. Pelo menos quem vai fazer a prova teórica no DETRAN para tirar a habilitação é bom saber a diferença. Pois a realidade é bem diferente da teoria podemos comprovar isto olhando as ruas.

2 comentários:

  1. Muitooooooo bem!


    Assim que os jornalistas tem que ser, e não viver de puxar saco, como alguns...
    Parabéns pelo seu questionamento!

    ResponderExcluir
  2. Essa placa com o ônibus aparecendo por inteiro,caiu na minha prova e eu coloquei (ponto final) em vez de (parada de ônibus)...é a mesma coisa?

    ResponderExcluir