domingo, 15 de novembro de 2009

República às avessas

O dia 15 de novembro é comemorado a Proclamação da República Brasileira. Queda do Império e implantação do regime republicano por marechal Deodoro da Fonseca. Até ai nenhuma novidade. A história oficial ainda esconde muitos detalhes deste grande “fato” tão importante para o país. Poucos sabem que a implantação da República no Brasil ocorreu de maneira tardia (1889) e as avessas. Existiam dois modelos de Repúblicas uma moldada de ideais republicanos “importados” da revolução francesa com seus lemas de igualdade, fraternidade e liberdade e a outra que decretou o golpe, iniciando a 1º fase de 1889 a 1894, período que ficou conhecido como República da Espada.


A República implantada foi uma seqüência de absurdos. Existia um partido Republicano, mas não é ele que proclama a República, quem proclama é o exército. Com um golpe que aconteceu da noite para o dia e sem a presença popular. O promotor do golpe Marechal Deodoro da Fonseca era militar graduado, monarquista e amigo do imperador. Antes o próprio marechal afirmava que a República no país seria uma desgraça. Assim que a República é implantada o congresso é dissolvido, ou seja, se dissolve uns dos símbolos da democracia.


Muitos monarquistas viraram republicanos repentinamente e muitos republicanos idealistas decepcionados com o projeto de nação implantado acabaram abandonando a luta. Pois a República que se apresentava não era o modelo ideal e sonhado com a participação popular.


O povo assistia “bestializado” descreve Aristides Lobo jornalista da primeira República. Porque as pessoas das classes baixas permaneciam indiferentes ao que estava ocorrendo no país. Ocorreram alguns focos de tensão, no governo de Deodoro e Floriano, muitos jornais foram depredados e fechados e opositores presos. Um exemplo de contestação foi à guerra de Canudos da qual Antônio Conselheiros via a República como um mal.


O projeto de República vencedor fez modificações na nova nação, que marcaram o início do século XX. Como a inserção compulsória do Brasil na “Belle Epóque”. Foram feitas transformações sociais, políticas e econômicas na então capital da República Rio de Janeiro. O que era desnecessário foi eliminado. A população pobre foi banida para as favelas era preciso trazer a civilização espelhada na Europa. Este período é marcado por muita desestabilização social. A crise na economia veio com o encilhamento onde foi impresso dinheiro a granel.


O nacionalismo foi um instrumento unificador da sociedade e usado para manter um espírito passivo nos cidadãos.


Segundo José Murilo de Carvalho no livro “Os bestializados” a República não produziu correntes ideológicas próprias ou novas visões estéticas, mas foi uma época caracterizada por grandes movimentações de idéias importadas da Europa. Idéias estas mal absorvidas ou absorvidas de modo parcial e seletiva, resultando em grande confusão de ideologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário