quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dana Merrill - O fotógrafo oficial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Família de índios Karipuna

Trabalhador indiano da ferrovia

Casal americano em sua residência localizada em Porto Velho

Deslizamentos dos trilhos decorrente de chuvas


Castanheira derrubada pra dar passagem a ferrovia

Trabalhadores da Lavanderia

Momento de Lazer dos trabalhadores da obra - quadra de tênis construída no meio da floresta

Autoridades em visita a Madeira-Mamoré

As fotos acima da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foram tiradas pelo fotógrafo americano Dana Merrill entre os anos de 1909 e 1912 . Constituem um importante registro de obras feitas na amazônia no século XX. Merrill foi contratado por Percival Farquhar com a função de registrar todos os momentos de construção como, colocação de vigas e trilhos. Mas ele foi muito além com suas lentes. Também documentou a vida das pessoas que trabalhavam na ferrovia, de índios e cenários amazônicos. Grande parte das fotos históricas de Merrill se perdeu no tempo. As que restaram, hoje estão no acervo do Museu Paulista da USP e integram uma das mais importantes coleções de fotografias brasileira.

2 comentários:

  1. Ótimo contributo para o conhecimento histórico de nossa região... Parabéns historiadora-jornalista Aureni. Essas imagens eu já conhecia, mas olhando desta janela fiquei mais emocionado...

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o trabalho desse fotógrafo, morei em Rondônia em 1985 e o que restou da Madeira-Mamoré me impressionou. Parabéns Aureni!

    Wanderlei Pinheiro

    ResponderExcluir