segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Viagem Filosófica à Amazônia







Acima estão algumas gravuras que fazem parte do acervo da Viagem Filosófica à Amazônia, realizada por Alexandre Rodrigues Ferreira, entre 1783 e 1792. O baiano Alexandre era botânico, zoólogo, sociógrafo, geógrafo e historiador. Está expedição científica portuguesa foi considerada muito importante pois produziu um rico acervo, composto de diários, mapas populacionais e agrícolas, além do valor antropológico. Fizeram parte da expedição os ilustradores José Joaquim Freire e Joaquim José Codina.

4 comentários:

  1. Excelentes as pesquisas e contribuições de Aureni Ribeiro para o conhecimento da Amazônia, nos múltiplos aspectos: históricos, antropológicos, ambientais, etc. Alexandre Rodrigues Ferreira é geralmente desconhecido do grande público brasileiro, inclusive universitário. Contudo este grande cientista é um dos maiores naturalistas de seu tempo, cujo valor foi reconhecido por Alexandre de Humboldt. Na Universidade Humboldt de Berlim existe uma sala que tem seu nome.

    ResponderExcluir
  2. Já agora, convém esclarecer que este acervo, constituído por centenas de peças está guardado e disponível na Universidade de Coimbra.
    Américo Oliveira
    (Coimbra, Portugal)

    ResponderExcluir
  3. Aproveito também para dar nota de uma notícia recente que postei no meu blogue, fazendo eco da imprensa de Coimbra que dava conta de se ter encontrado mais alguns objectos dessa colecção.
    Ver aqui:
    http://carteiro-portugues.blogspot.pt/2011/05/peixes-do-brasil-encontrados-em-coimbra.html

    ResponderExcluir
  4. A este propósito, ver o post que coloquei, fazendo eco da imprensa de Coimbra que dá conta da descoberta recente de mais material relacionado com esta "viagem filosófica" à Amazónia brasileira:

    http://carteiro-portugues.blogspot.pt/2011/05/peixes-do-brasil-encontrados-em-coimbra.html

    ResponderExcluir